Recados e Novidades

Meu facebook:
http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn

Para troca de livros:

Projeto Palavras Cruzadas:

"Já é vender a alma não saber contentá-la." Albert Camus - O Mito de Sísifo.

O projeto 'Palavras Cruzadas' promove encontros mensais (segundo sábado de cada mês) em que são lidos e discutidos trechos de obras importantes da literatura e filosofia surgidas à partir do século XX.

No encontro do dia 13/07 o livro utilizado será 'O Mito de Sísifo' de Albert Camus.

O evento começa às 15h30min.

A coordenação é de Vanessa Molnar, historiadora (USP) e escritora e Fábio Donaire, estudante do Bacharelado em Ciências e Humanidades (UFABC). Estamos localizados na Rua Professor José Franco, 166 – Bangu (a 10min da UFABC de Santo André, na rua do restaurante Frangasso).

A entrada é franca.


segunda-feira, 10 de junho de 2013

Laranja Mecânica



Este, talvez, tenha sido o livro mais difícil que eu li. Eu poderia chegar aqui e dizer que a Laranja Mecânica retrada uma juventude sem esperança que joga toda sua raiva com atos violentos, devido à omissão do estado que pouco ou nada faz para dar uma esperança para os jovens.

Fazer este resumo seria algo simplório e eu estaria pagando de “Cult”.

Como literatura, eu não morri de amores pelo livro: história é desconexa: não há explicação porque Alex, um jovem com pai e mãe e apreciador de música erudita era tão malvado; muita coincidência o jovem após o tratamento se encontrar com todos aqueles que ele havia prejudicado. O final é muito bom, mas a gíria que o autor utiliza ao longo do livro é como um quebra-cabeça que você tem que ir montado. Confesso que não consegui desvendar todas as palavras.

Porém o livro é recheado de simbolismos e verdades concretas: se jovens são maus então devemos domá-los; mas se domá-los eles perdem a humanidade e passam a ser um zumbi; então deixamos o mal aflorar; mas o que é o bem? Conviver com as regras sociais e ser um bom cristão ou fazer que aquilo que der na telha? Depois de passada a juventude a verdade da vida cairá sobre você? Temos que ser emocionais ou práticos?

Enfim essas metáforas permeiam todo o livro e é ai que está o mérito dessa obra e como já escrevi, está obra se resuma há uma palavra:

Perturbadora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse blog usa moderação em menos de 24h seu comentário será exibido, desde que seja relevante.

 
BlogBlogs.Com.Br diHITT - Notícias