Recados e Novidades

Meu facebook:
http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn

Para troca de livros:

Projeto Palavras Cruzadas:

"Já é vender a alma não saber contentá-la." Albert Camus - O Mito de Sísifo.

O projeto 'Palavras Cruzadas' promove encontros mensais (segundo sábado de cada mês) em que são lidos e discutidos trechos de obras importantes da literatura e filosofia surgidas à partir do século XX.

No encontro do dia 13/07 o livro utilizado será 'O Mito de Sísifo' de Albert Camus.

O evento começa às 15h30min.

A coordenação é de Vanessa Molnar, historiadora (USP) e escritora e Fábio Donaire, estudante do Bacharelado em Ciências e Humanidades (UFABC). Estamos localizados na Rua Professor José Franco, 166 – Bangu (a 10min da UFABC de Santo André, na rua do restaurante Frangasso).

A entrada é franca.


quarta-feira, 28 de março de 2012

A dura vida do escritor


Já escrevi sobre a dura vida de escritor. Sinto que neste momento estou próximo de atingir o meu objetivo: Escrever bem.

Lógico, ainda há muitas coisas pra se aprender, principalmente nos quesitos pontuação.

Eu montei um texto, onde eu parafraseei o capítulo VI do “O Idiota” de Dostoievski. A história se divide em 3 partes:
0    
       1)      O condenado aguarda a sentença de morte.
       2)      Numa processo pré-morte a personagem se desprende do corpo e vai para um mundo etéreo.
3     3)      A volta para o mundo real e sua morte.

O Enredo é basicamente esse. A personagem é ambientada numa masmorra da França monárquica e no mundo etéreo numa paisagem pantaneira que ele faz par com uma capivara.

Desceram a lenha no meu texto pelos seguintes motivos:

 1)      Como pode um francês reconhecer uma capivara?
 2)      Disseram que havia erros de pontuação.

Quantos aos erros de pontuação não sou professor de português e não domino as regras de gramática, mas não enxerguei erros tão crassos assim apontados.

Quanto ao primeiro achei uma total falta de imaginação das pessoas. Meu colega Will Rocha também achou isso, deu até um exemplo do filme Titanic:

Há uma cena no filme onde golfinhos nadam a frente do navio, mas como? Se ele navegava em águas geladas? E golfinhos são animais que vivem em águas quentes?

Alguém falou mal do diretor, por fazer essa burrada?

Isso me deu certo alento, à noite eu fui para a Escola Livre de Literatura, onde estou aprendendo muitas coisas. (Assim que possível escreverei mais a respeito).

E o professor/escritor Flávio Mello, um baita escritor, nos mostrou um vídeo do programa Provocações do Antonio Abujamra onde ele entrevista Marçal Aquino.

Simplesmente Marçal Aquino explica a vida do escritor, vou postar somente a primeira parte. Pra quem sofre por ser escritor veja o que o Aquino falou:

2 comentários:

  1. Acho que o mais importante é viver daquilo que gosta. Quantos podem fazer isso? Talvez esse seja o motivo da inveja.

    Quanto a seita de leitores e a mais pura verdade, principalmente dentro da academia.

    No caso da exposição autoral, considero as críticas sempre bem-vindas, quando elas cessarem de existir só o tédio (de estar muito acima dos outros) restará.

    Falou, Amadeu!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Amadeu. Bom texto.
    Escrever é um ofício que vai além das palavras. Cervantes, em Dom Quixote, o maior romance de todos os tempos, deixa implícita a questão de que criar as aventuras de Dom Quixote foi uma maneira sábia que ele encontrou para mostrar aos homens a visão profunda que ele tinha da condição humana. Desse modo, Dom Quixote sobrevive, e será sempre lembrado, além das palavras. Não é o estilo literário que dá imortalidade a Cervantes, mas a comprensão que ele possui sobre os dilemas do coração humano. Assim, nunca escute grupinhos acadêmicos ( trabalho numa academia há anos, e posso afirmar que a vaidade é sempre o prato principal em qualquer discussão acadêmica ). Escute somente a si mesmo. Quer exemplos de como escrever bem? Siga Shakespeare, Cervantes, Dante, Homero, Joyce, Proust, etc. Siga grandes autores, e fique surdo diante da vaidade de uma dúzia de pessoas sem talento para nada. Abração.

    ResponderExcluir

Esse blog usa moderação em menos de 24h seu comentário será exibido, desde que seja relevante.

 
BlogBlogs.Com.Br diHITT - Notícias