Recados e Novidades

Meu facebook:
http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn

Para troca de livros:

Projeto Palavras Cruzadas:

"Já é vender a alma não saber contentá-la." Albert Camus - O Mito de Sísifo.

O projeto 'Palavras Cruzadas' promove encontros mensais (segundo sábado de cada mês) em que são lidos e discutidos trechos de obras importantes da literatura e filosofia surgidas à partir do século XX.

No encontro do dia 13/07 o livro utilizado será 'O Mito de Sísifo' de Albert Camus.

O evento começa às 15h30min.

A coordenação é de Vanessa Molnar, historiadora (USP) e escritora e Fábio Donaire, estudante do Bacharelado em Ciências e Humanidades (UFABC). Estamos localizados na Rua Professor José Franco, 166 – Bangu (a 10min da UFABC de Santo André, na rua do restaurante Frangasso).

A entrada é franca.


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Eterna Discussão

             Uma grande preocupação nos dias atuais era como o ser - humano iria sobreviver nestes tempos de egoísmo e consumismo e na cozinha da capela abobadada dois amigos discutiam tal tema.

            Romualdo tinha uma voz dissonante, porejava muito devido a sua forma física não ser a ideal, muito boquirroto usava de mendacidade para impor seu ponto de vista.
            Do outro lado estava Romildo mais centrado no que dizia e vaticinava sobre tudo que o rodeava, não gostava das palavras anátemas que seu amigo dizia, mas ainda assim procurava argumentar para lhe trazer a luz da sabedoria.

            Naquele ínterim o governante daquela província, num momento de loucura neriana, resolveu praticar o esbulho de todas as igrejas, independentemente da fé, não havia outro motivo que não enricar a custa de algo que o povo já não acreditava mais e assim estrepitaram os sisudos soldados.

            Ainda no calor da discussão os amigos nem perceberam a chegada da legião que abruptamente os derrubaram no chão, Romildo por ter porte físico esguio, soçobrou-se rapidamente e de relance viu seu pobre amigo gordo ser arrastado para fora do tinelo, deixando um rastro de sangue no piso.

            Romildo correu sem rumo pelo bosque que ladeava a igreja rústica, ao fundo ouvia-se o som dos cães que rosnavam em busca de sua presa.

            Tropeçou numa raiz atravessada na trilha e teve suas mãos e rosto arranhados que escorriam filetes de sangue vivo que atiçou mais ainda a ira dos cães.

            Levantou-se e mancando, orou a Deus, mas este preferiu permanecer em silencio e por fim os cães o alcance lhe rasgando a carne, seus gritos de agonia ecoavam por toda a gélida floresta e não resistindo aos ferimentos teve o mesmo destino do seu amigo.

            O desalmado governante tomou toda a riqueza das igrejas, provando que Deus não se interessava por assuntos humanos, porém muitos anos depois o rei já velho, caçava por aquelas mesmas terras, onde ficava a antiga igreja.

            E quando preparava para abater um cervo, cães do inferno surgiram por dentro da mata e trucidaram o rei comendo toda a sua carne, após este evento se materializou duas áureas, eram os monges Romildo e Romualdo.

            Eles continuavam a discutir se humanidade conseguiria sair daquela situação consumista e egocentrista.

2 comentários:

  1. É. A vida tem dessas... Consumismo e egoísmo, eterna discussão. Gostei muito do seu blog. Descolado e repleto de coisas diferentes, interessantes, cheio de personalidade. Mto bom!
    Bjos e boa semama.
    Taís
    amornosingular.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Digamos que a história seja intrigante e também mostra os interesses humanos e o egoísmo. Porém se me permite uma pequena inferência a mensagem deve chegar fácil ao leitor, para a sua melhor compreensão, e muitas vezes pode parecer arrogância certos usos da palavra e afastar o leitor que é o motivo de nossa escrita. Os dias de hoje o nível é mais baixo, não é certo mudar nosso estilo, porém é necessário, muitas vezes somos obrigados a tal coisa. Me desculpe se estou sendo indiscreto, mas é apenas uma crítica construtiva, espero que não fique chateado comigo, e como você disse está a procura de leitores críticos, eu ficaria muito feliz e honrado em fazer um parceria com você.

    ResponderExcluir

Esse blog usa moderação em menos de 24h seu comentário será exibido, desde que seja relevante.

 
BlogBlogs.Com.Br diHITT - Notícias