Recados e Novidades

Meu facebook:
http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn

Para troca de livros:

Projeto Palavras Cruzadas:

"Já é vender a alma não saber contentá-la." Albert Camus - O Mito de Sísifo.

O projeto 'Palavras Cruzadas' promove encontros mensais (segundo sábado de cada mês) em que são lidos e discutidos trechos de obras importantes da literatura e filosofia surgidas à partir do século XX.

No encontro do dia 13/07 o livro utilizado será 'O Mito de Sísifo' de Albert Camus.

O evento começa às 15h30min.

A coordenação é de Vanessa Molnar, historiadora (USP) e escritora e Fábio Donaire, estudante do Bacharelado em Ciências e Humanidades (UFABC). Estamos localizados na Rua Professor José Franco, 166 – Bangu (a 10min da UFABC de Santo André, na rua do restaurante Frangasso).

A entrada é franca.


sábado, 17 de setembro de 2011

Edgar Allan Poe



Edgar Allan Poe é um escritor americano do século XIX e cujo o conteúdo de suas historias estão envolvidas em mistérios sobrenatural, o autor se utiliza de muitas descobertas da ciência ou pseudociências do seu tempo como a hipnose no caso do conto: “O Estranho caso do Senhor Valdemar” e muitos historias são construídas num ambiente aristocrático (A queda de Usher, O Rei Peste, O Barril de Amontillado e etc) talvez ele quisesse dizer que a morte, a peste e a loucura não escolhem, simplesmente elas acontecem.

Na minha humilde opinião acho que se coloca Poe num lugar muito mais elevado do que realmente ele é (Me perdoem seus fãs), no Brasil temos Machado de Assis que é bem mais eclético, escreveu contos de todos os gêneros, nesta linha Machado de Assis bate Poe facilmente, basta ler O Alienista, A Cartomante e etc.

Não estou dizendo que é ruim, mas não são todos contos que são legais.

Curiosamente o conto que eu mais gostei de Poe foi O Relato de Arthur Gordan Pyn que é um suspense policial, fugindo da característica básica de Poe.

Não li todos os contos de Poe, mas li pelo menos de 10 a 12, para tirar à prova a melhor coisa é você mesmo checar, existem várias arquivos para download na Internet e as obras são de domínio publico cada um que tire sua própria conclusão.

Até a próxima.

4 comentários:

  1. Olá, Amadeus, gostei do seu blog, o tema é legal e interessante e o conteúdo está dentro do que o tema sugere. Sobre o Edgar Alan Poe, ele é, sim, uma referência, figura intocável na literatura mundial pelos seus contos fantásticos, mas gostei da sua coragem, traz um despertamento, quem poderá te contrariar? Só quem não leu Machado de Assis se sentirá incomodado. Aliás, fantástico por fantástico, faço menção dos livros que você citou, mas revolução mesmo houve em Memórias Póstumas de Brás Cubas, em que Machado de Assis narrou o texto como primeira pessoa na condição de um cadáver. A dedicatória na primeira página do livro ainda arrepia: "Aos vermes que primeiro roeram as frias carnes do meu cadáver eu dedico essas memórias póstumas...". Isto pra mim é o fantástico elevado ao estado de arte. Isto é Machado de Assis já na sua maior maturidade artística, maturidade que nos presenteou também com Dom Casmurro, pelo estilo literário.

    Seguinte, sou novo ainda no universo dos blogs, não sei entrar ou sair, não conheço as formalidades deste universo, ainda tô meio perdido, meio chucro, entende?

    Gostei do seu blog pelo tema, por abordar assuntos literários, mas também senti afinidade porque também sou programador e, acima de tudo (graças a Deus) também sou evangélico.

    Criei um Blog com tema voltado para programação mas o sentido dele foi alterado de forma radical, pois sou bipolar (esquizofrênico) e comecei a postar textos tentando descrever o meu caos quando estou em estado de loucura e as vezes beirando o suicídio.

    Seria uma honra ver você por lá, até por que postei um texto que se chama "tratado sobre o suicídio", que cria imagens fortes e beira o fantástico, e está neste link direto:

    http://progcomdoisneuronios.blogspot.com/2011/04/tratado-sobre-o-suicidio.html

    e há também estes dois outros links, com textos que também se enquadram nesta categoria:

    http://progcomdoisneuronios.blogspot.com/2011/04/medo.html

    http://progcomdoisneuronios.blogspot.com/2011/09/viva-lucidez.html

    Lembrando, acredito em Deus e Ele é a verdadeira razão de eu ainda estar aqui.

    Fica com Deus, amigo. Desculpe a afinidade, sou do interior de São Paulo e tenho certeza que nunca estivemos juntos, mas senti uma comunhão com você como se já nos conhecemos a um bom tempo. Quando você conversar com Deus, faça menção de mim e da minha família, para que Ele continue me suportando e ajudando, e quando eu orar a Deus vou pedir para ele amparar você e os seus aí em Santo André, ou aonde vocês estiverem. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Este senhor dos contos é simplesmente apaixonante.
    Adoooooro!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, Amadeus, obrigado por ter aprovado o meu comentário. Valeu. Seguinte, dá uma analisada (fazendo um grande favor) no texto "Tratado sobre o suicídio", que informei o link no comentário anterior mas coloco-o na íntegra, agora, no próximo comentário. Acredito que ele tem tudo a ver com a proposta do seu blog, visto que, não sou nenhum Allan Poe que narra a morte de um náufrago (antes de morrer, em primeira pessoa) e muito menos um Machado de Assis que narra as memórias de um defunto (no pós-morte, em primeira pessoa), mas, em um nível muito inferior aos grandes nomes que citei, tenho uma surpresa reservada aos que leem o texto. Se você quiser transformá-lo em um post aqui no seu blog (e é lógico que, pelo grande fluxo de leitores que você tem aqui, eu que seria o grande beneficiado por isso) pode postá-lo caso te interesse, informando o meu nome

    "byClaudioCHS - Claudio Henrique da Silva"

    e o link do meu blog:

    http://progcomdoisneuronios.blogspot.com

    Fica assim, então, caso te interesse, pode postar, e se passar lá no meu blog e algo de lá te interessar, dependendo o texto, posso estar liberando para você publicar aqui, ok?

    Tõ passando o texto, na integra no próximo comentário, que está liberado para você postar, caso queira. Fica com Deus.

    .

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Esse blog usa moderação em menos de 24h seu comentário será exibido, desde que seja relevante.

 
BlogBlogs.Com.Br diHITT - Notícias