Recados e Novidades

Meu facebook:
http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn

Para troca de livros:

Projeto Palavras Cruzadas:

"Já é vender a alma não saber contentá-la." Albert Camus - O Mito de Sísifo.

O projeto 'Palavras Cruzadas' promove encontros mensais (segundo sábado de cada mês) em que são lidos e discutidos trechos de obras importantes da literatura e filosofia surgidas à partir do século XX.

No encontro do dia 13/07 o livro utilizado será 'O Mito de Sísifo' de Albert Camus.

O evento começa às 15h30min.

A coordenação é de Vanessa Molnar, historiadora (USP) e escritora e Fábio Donaire, estudante do Bacharelado em Ciências e Humanidades (UFABC). Estamos localizados na Rua Professor José Franco, 166 – Bangu (a 10min da UFABC de Santo André, na rua do restaurante Frangasso).

A entrada é franca.


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Primeira crise existêncial de 2010


Em cima da canção de Sergio Sampaio que eu publiquei (Dona Maria de Lurdes). Fiquei pensando numas coisas que há tempos me incomoda.


Eu sou aquele sujeito que acorda cedo, vou para o trabalho e fico até tarde, porém, acho eu, tenho uma compensação financeira boa.

Fui o aluno mais dedicado da minha sala, e portanto, tenho o melhor emprego, nada mais justo.

Todavia não consigo tirar 20 dias de folga para passear com a família, ou simplesmente ficar em casa sem fazer nada.

Entre meus amigos de orkut há uma moça com quem eu trabalhei uns anos atrás no telemarketing.

Quanto uma pessoa de telemarketing ganha? R$ 800,00? Um pouco mais ou um pouco menos?

Eu sei que ela trabalha hoje numa outra empresa de telemarketing, casou-se e seu marido trabalha como auxiliar de escritório num escritório mequetre aqui de Santo André, deve ganhar mais ou menos nesta faixa salarial.

Fiz toda essa introdução para fazer uma comparação:

No fim do ano eu passei uma semana, diga-se de passagem chuvosa, no meu pequeno sitio em Atibaia, logo voltei para minha rotina de preocupações e estresse.

Esses meus amigos, pasmem, passaram o seu final de ano em Cancun, e não apenas uma semana, mas 15 dias.

Ai, perguntei-me:

-Qual é o segredo?

Meus velhos amigos de faculdade vão pipocando de emprego em emprego, sempre reclamam que tão duros, mas sempre estão viajando, curtindo a vida, trocando de carro e etc.

Talvez você esteja pensando:

-Puxa vida, Amadeu. Você está com inveja.

Talvez você esteja certo no teu pensar, às vezes, penso em fazer a mesma coisa, mas as contas, ah benditas contas, não deixam.

Pago tudo religiosamente, não gasto mais do que tenho e penso no futuro. Faço uma dessas previdências privadas, vou juntar uma boa grana e depois... vou morrer.

Eu sei que tem algo errado, mas não vejo onde. E como o Sergio diz:

-E onde quer que eu esteja. Eu não estou.

Resumindo tudo:

-Há coisas que só o tempo vai dar razão ou não.

12 comentários:

  1. Amadeu, gostei muito do seu post, pois gosto de dilemas pessoais.
    Eu sempre fui um desses alunos medianos. Nunca estudei para aprender, apenas para passar. Enquanto eu tinha amigos que pensavam em suicídio por terem tirado um 9,5, eu me contentava com um 6, desde que conseguisse passar de ano.
    Nunca ambicionei nada. Nunca sonhei em ter um bom emprego ou ganhar um bom dinheiro. Nunca pensei em começar a trabalhar cedo. Minha mãe foi superprotetora e por conta disso cresci um bundão.
    Bom, hoje estou com 33 anos, trabalhando num emprego mequetrefe, como terceirizado, ganhando R$ 470,00 para sustentar uma família de 3 pessoas e pagar as contas da casa.
    Vejo hoje, o quanto a falta de esforço e ambição podem estragar a vida de uma pessoa. Hoje estou correndo atrás, fazendo cursos e tudo, mas é bem mais difícil.

    Contudo, ao mesmo tempo em que admiro pessoas como você, que se esforçam, que querem ser os melhores, estudar, ganhar bem, ainda assim acho que só isso não basta, como você mesmo pode comprovar. São coisas importantíssimas? São sim. Mas a vida não é feita só disso.
    Não estou dizendo que devamos largar tudo e viver apenas "la vida loka", curtindo cada momento, mas as vezes temos que ver que sucesso, dinheiro, estabilidade não é tudo.

    Tem um post no meu blog, onde reclamo por estar com inveja dos meus amigos. Todos eles já estão tirando carta de motorista e eu, aos 33 não sei nem ligar o motor de um carro e não tenho dinheiro para sonhar em tirar carta.
    Minha mãe então me disse: "Olha filho, os seus amigos tem dinheiro, porque estão em bons empregos e estão ganhando bem. Então lhes sobra algúm dinheiro. Já você, optou por estar nesse emprego "meia-boca", ganhando apenas um salário mínimo. Então, você não pode reclamar ou sentir inveja deles, pois cada um tem o que se esforça para ter".

    Eu não sei. Eu sinto como se alguma coisa me faltasse. Como se ter um bom emprego, ganhar bem, ser bem sucedido, não fossem me fazer feliz. Fiz um post sobre isso também.

    Eu acho que vc precisa saber conciliar as duas coisas. Trabalhar sim, se esforçar sim, mas também fazer coisas que lhe deixem feliz, porque senão um dia você vai olhar pra trás, sentado no seu sofá bonito, na sua casa boa, com a geladeira cheia, conta no banco, mas vai se sentir muito frustrado.

    ResponderExcluir
  2. É Amadeu, ter responsabilidade e se preocupar com o futuro é louvável, mas isso não pode anular o presente. A vida é curta e nós nunca sabemos quando seremos chamados.
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Olá Amadeu, estava com saudades. Passei para dizer que separei alguns prémios, selos e miminhos para o seu blog. Espero por vc: ) Bjs!!

    http://enigmapessoal.blogs.sapo.pt/8764.html

    ResponderExcluir
  4. Olá. Tudo bom?
    Tem um selo de presente pra você lá no blog. Você mereceu.
    Dá uma passadinha lá pra pegar.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Amadeu, não fica grilado. Não acho que se trate de inveja, quando muito cansaço pela batalha conjugado com a sensação de recompensa insuficiente. Veja bem, a virtude está no meio termo. Há muitos que dizem não haver dois dias: ontem e amanhã. Estes vivem hoje como se fosse o último dia; entretanto o amanhã existe sim e os imprevidentes poderão pagar caríssimo pelas extravagâncias. Então acho que é bacana pensar no amanhã, mas também é necessário permitir-se prazeres com o fruto de nosso trabalho, mesmo que sejam modestas concessões.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Amadeu. Desculpe vir assim... meio na “correria”; mas é que estou divulgando meu último trabalho e gostaria de saber sua opinião sobre este assunto atual e sempre instigante; falo do conto “O Diário de Bronson” que trata do tema vaidade e verdades.
    Espero a sua visita e prometo retornar com melhores modos e mais tempo. (sorrio).
    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com. Parabéns por seu blog e bela postagem!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Desculpe a invasão, mas ocorreu que o encontrei no quadro de seguidores do Qualquer Coisa do Kim Souza; como ele me homenageou publicando um texto meu, eu achei válido lhe convidar a conhecer o meu http://jefhcardoso.blogspot.com . Interessa-me muito a sua opinião sobre o meu mais recente trabalho (O Diário de Bronson).
    Se visitar hoje o Qualquer Coisa irá ler o meu O Jardim da Morte.
    Forte abraço: Jefhcardoso.

    ResponderExcluir
  8. Amadeu vc só não pode esquecer que caixão não tem gavetas e os tesouros devem ser guardados no coração. Se vc é feliz apaesar desse conservadorismo todo, vc tá certo. Acredito que vc não esteja feliz, se estivesse seu texto seria outro. Guarde os tesouros no coração e seja feliz!

    ResponderExcluir
  9. Virge, esse casal aí faz milagres! Devem ter achado o pote de ouro no fim do arco-íris! Ou...compram e não pagam....acho que o segredo é esse...

    ResponderExcluir
  10. Olá amigo Amadeu,

    Por onde andas? Estas sumido.

    Peço desculpas pelo tempo que também fiquei ausente, estive com problemas de saude.

    Quanto ao seu Post, também penso isto as vezes amigo, também me sinto assim.

    Grande Abraço;
    Lauro Daniel

    ResponderExcluir
  11. Oi! Estou fazendo uma "visitinha" em seu blog...
    Super abraço.
    E apareça sempre!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. OLA
    ADOREI SEU BLOG E ESTOU TE SEGUINDO.
    TE CONVIDO A ME FAZER UMA VISITA:
    WWW.FLORDELOTUS29.BLOGSPOT.COM
    ME SIGA.VOU ADORAR QUE SEJAMOS AMIGOS.
    GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir

Esse blog usa moderação em menos de 24h seu comentário será exibido, desde que seja relevante.

 
BlogBlogs.Com.Br diHITT - Notícias