Recados e Novidades

Meu facebook:
http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn

Para troca de livros:

Projeto Palavras Cruzadas:

"Já é vender a alma não saber contentá-la." Albert Camus - O Mito de Sísifo.

O projeto 'Palavras Cruzadas' promove encontros mensais (segundo sábado de cada mês) em que são lidos e discutidos trechos de obras importantes da literatura e filosofia surgidas à partir do século XX.

No encontro do dia 13/07 o livro utilizado será 'O Mito de Sísifo' de Albert Camus.

O evento começa às 15h30min.

A coordenação é de Vanessa Molnar, historiadora (USP) e escritora e Fábio Donaire, estudante do Bacharelado em Ciências e Humanidades (UFABC). Estamos localizados na Rua Professor José Franco, 166 – Bangu (a 10min da UFABC de Santo André, na rua do restaurante Frangasso).

A entrada é franca.


domingo, 20 de dezembro de 2009

INTERNET, PIRATARIA E DIVULGAÇÃO

Tem-se falado que as editoras, produtoras, estúdios de músicas não dão oportunidade para os jovens talentos; e que tudo que se vê e se ouve é baba comercial.

Porém como dá credibilidade a industrias que estão com os dias contados?

A tecnólogia da internet chegou e chegou pra ficar. Isso é mal? Em minha opinião, não!



Pois com a Internet muitas pessoas conseguem mostrar seus trabalhos, sem restrições, essas indústrias definem moda, conceitos e tendências, que na maioria das vezes é errado.

Existem umas linhas de pensamentos bastante interessantes para o nosso tempo, entre elas estão:

Cory Doctorow, jornalista, escritor e blogueiro, baseia todos os seus textos pela Creative Commons e ele diz que se alguém quiser piratear algo, esse alguém vai fazê-lo de alguma forma e ainda crê que todos os textos da Internet devem ser compartilhados.

JJ Abrams o criador de Lost, Fringe e produtor de Jornada nas Estrelas, baseia todo seu trabalho em livros, jogos, fóruns de internet, com isso ele cria uma legião de fãs que compram tudo que estas franquias produzem.

Em resumo, tudo que você precisa para conseguir um lugar ao Sol, é uma convergência de mídias, onde o fã possa interagir, ninguém pode pensar em ficar rico, mas é possível fazer sucesso, claro uma coisa é indispensável:

O Talento

Eu andei interagindo nalgumas comunidades do orkut sobre novos escritores, deu a nitída certeza que muitos reclamam, porém não se movem, não fazem nada e só ficam choramingando e criticando até mesmo os próprios colegas de comunidade.

Chega a dar nojo, alguns reclamando do Paulo Coelho e da Zibia Gasparetto, que vendem muito e dizem que tem pouco conteúdo, isso pode ser verdade, mas me soa mais como:

"Eu sou melhor, eu é que deveria vender milhões, Por que não investem em mim?"

Sabe amigos, eu estou pensando seriamente, em escrever para o povo simples, com linguajar simples, escrever pra estas pessoas ditas "intelectuais", só serve pra ter aborrecimento e a carreira de escritor não vai decolar.

Misturei dois assuntos; mas são coisas para meus amigos escritores iniciantes pensarem...

Bom domingo!

Um comentário:

  1. Amigo, também prefiro escrever de forma mais simples... E disse uma coisa certa, pensei que só eu havia notado... Tem mto intelectual metido a besta, ou até besta metido a intelectual, risos, que acha que obra chique ou de qualidade é somente aquela que uns poucos eruditos ou metidos a tal possam entender, o resto é lixo. Aff, tive um professor que primeiro entrava o Ego dele na sala, depois ele, e era exatamente deste tipo, Paulo Coelho, ou outro autor que escreva de forma que todos entendam, era visto sempre como porcaria, uns que escrevem quase em hieróglifos de tão complicados que são, e que uns míseros poucos que conheciam, ele dizia ser os escritores de mais qualidade... Tenha dó! Agora, acho que mesmo em linguajar simples não se pode dispensar o conteúdo. Para tb, não fazer algo demasiado clichê, ou escrever e escrever e por fim nada dizer. Qto aos Direitos Autorais, é um assunto mais complexo e delicado. Não sou contra compartilhar textos, mas acho sim, o desrespeito aos direitos autorais cada vez mais crescente e exagerado. Tb não é legal nos dedicarmos a escrever algo, e vem outro alguém, se aproveitando do nosso anonimato, se apoderar de nosso texto e ainda colher os louros por ele... Não é justo. Como disse, é um assunto deveras complicado!

    ResponderExcluir

Esse blog usa moderação em menos de 24h seu comentário será exibido, desde que seja relevante.

 
BlogBlogs.Com.Br diHITT - Notícias