Recados e Novidades

Meu facebook:
http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn

Para troca de livros:

Projeto Palavras Cruzadas:

"Já é vender a alma não saber contentá-la." Albert Camus - O Mito de Sísifo.

O projeto 'Palavras Cruzadas' promove encontros mensais (segundo sábado de cada mês) em que são lidos e discutidos trechos de obras importantes da literatura e filosofia surgidas à partir do século XX.

No encontro do dia 13/07 o livro utilizado será 'O Mito de Sísifo' de Albert Camus.

O evento começa às 15h30min.

A coordenação é de Vanessa Molnar, historiadora (USP) e escritora e Fábio Donaire, estudante do Bacharelado em Ciências e Humanidades (UFABC). Estamos localizados na Rua Professor José Franco, 166 – Bangu (a 10min da UFABC de Santo André, na rua do restaurante Frangasso).

A entrada é franca.


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Arqueólogo recria roteiro das bebidas alcoólicas desde a Antiguidade

Fonte: Folha on-line
colaboração para a New Scientist


Perguntas e indagações talvez não sejam tão atraentes quanto beber. Mas, enquanto para a maioria das pessoas a busca termina no bar mais próximo, o arqueólogo biomolecular Patrick McGovern foi muito mais longe.

Ele passou décadas viajando o mundo e voltando no tempo, raspando crostas sujas de antigas caldeiras, recuperando líquidos de frascos lacrados e extraindo resíduos dos poros de vasos pré-históricos --tudo em nome da investigação das origens ancestrais da bebida alcoólica.

Mais do que a raiz de todo mal, o álcool é a raiz de tudo o que nos torna humanos: arte, música, religião e outros aspectos culturais

Depos de ele ter encontrado o vinho mais antigo do mundo --um vinho resinado, encontrado em duas jarras da aldeia neolítica de Hajji Firuz, no Irã, em 2004, ele encontrou uma amostra ainda mais antiga na China.

Às margens do rio Amarelo, em um sítio arqueológico denominado Jiahu (cuja idade é datada em por volta de 9.000 anos), ele recolheu uma amostra de uma bebida alcoólica quente, composta a partir de arroz, fruta de espinheiro, uvas e mel.

Outras das suas recentes revelações são que as pessoas da América Central ficavam bêbadas a partir de chocolate fermentado --o que dá uma nova acepção à palavra "chocólatra".

A investigação de McGovern é detalhada em um livro fascinante, que deixa poucas dúvidas de que os humanos são bebedores por nascimento, mais apegados às bebidas do que o Homo sapiens. Desde os tempos primevos, povos de todo o mundo sentiram a necessidade de beber álcool, e se aplicaram a encontrar formas de produzir quantidades prodigiosas dele.

No período neolítico, habitantes de diferentes continentes usavam a mesma técnica: a domesticação dos cereais. Os primeiros fazendeiros, argumenta McGovern, cultivaram cereais para fermentação, em vez de alimentos. A cerveja, ao que parece, veio antes do pão.

Mais do que a raiz de todo mal, o álcool é a raiz de tudo o que nos torna humanos: arte, música, religião e outros aspectos da nossa cultura --tudo tem seu início no período de farras alcoólicas, o Paleolítico. Essa é a teoria --e McGovern encontrou uma abundância de evidências para sustentá-la.

Você pode estar se perguntando qual era o gosto dessas bebidas antigas. Nesse momento, as crostas antigas e resíduos não ajudaram muito.

Para responder a esta pergunta, McGovern teve de inovar. Com a ajuda de amigos na indústria cervejeira, ele recriou um drinque frígio, uma cerveja de chocolate alcoólico e Chateau Jiahu --a bebida mais antiga de todas. Dois em cada três não foram ruins.

3 comentários:

  1. E assim caminha a humanidade humana. Não conseguindo dar um passo depois do outro, cambaleando e não conseguindo se manter numa perna só.

    ResponderExcluir
  2. Deste lado do oceano, aproveito para desejar um Feliz Natal

    ResponderExcluir
  3. Olá Amadeu, estou passando para lhe desejar um Feliz Natal, com muita paz, alegria, amor, e um

    Próspero Ano Novo, com muita saúde, sucesso e muitas bençãos de Deus.

    Que neste ano de 2010 voce possa realizar todos os desejos que não conseguira em 2009.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir

Esse blog usa moderação em menos de 24h seu comentário será exibido, desde que seja relevante.

 
BlogBlogs.Com.Br diHITT - Notícias